Título da Redação: Acrópole brasileira

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há quase 4 anos por usuário anônimo.


Apesar do codinome "berço da democracia", a civilização grega já mantinha espaços reservados àqueles de maiores posses,os aristocratas,os quais eram os únicos a terem acesso à acrópole-local onde os deuses eram cultuados. Não muito diferente estruturou-se a sociedade brasileira,a qual vive o processo de "camarotização", símbolo da desigualdade que faz jus ao caráter histórico de subdesenvolvimento do país.
A segregação no Brasil é uma herança colonial,pois desde então as classes menos favorecidas foram marginalizadas. Exemplo disto está nos ambientes destinados somente aos trabalhadores,como banheiros exclusivos aos empregados domésticos,ou,atualmente,elevadores que exibem as placas de "social" e "serviço". Outra situação é a clara divisão entre as favelas e os bairros ricos,que, apesar de comporem a mesma paisagem,possuem realidades distintas.
Assim foi criada uma espécie de determinismo social,dificultando o direito de ir e vir e de igualdade dos cidadãos. Resultado de tal discriminação foi observado no fenômeno dos "rolezinhos",os quais evidenciaram a atual camarotização da sociedade,já que os jovens de classes mais baixas eram impedidos de transitar nos shoppings centers das elites.
Este processo se tornou grave a ponto de afetar o sistema educacional ,pois para o Estado foi mais conveniente beneficiar a rede privada,originando os "tubarões da educação", o que acarretou a criação das polêmicas cotas em universidades e concursos. Assim, o desequilíbrio na oferta de oportunidades é cada vez maior,mantendo a distância entre a acrópole e o povo.
Diante deste cenário,o conceito de democracia no Brasil é tão deturpado quanto na fora na Grécia Antiga,em que a maior parte da população era isolada da vida cidadã. Por isso,a proibição da venda,por exemplo,de ingressos em shows,que estabelema grandes diferenças em seus preços a fim de selecionar o público,bem como o estímulo à comunhão são propostas que dariam início à batalha contra a camarotização social.

Estado foi mais conveniente investir e beneficiar

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018