Título da Redação: Apartheid social

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há quase 4 anos por Iza


Consumo,logo existo. Essa seria a adaptação perfeita da frase de Descartes à atual realidade brasileira. Por conseguinte, esse consumo desenfreado leva-nos a uma sociedade segregada,como na Revolucao Francesa,onde havia primeiro,segundo e terceiro estado representando as classes sociais.
Essa segregação, no entanto, passou a ser visível nas cidades. Ou seja, não basta saber a qual classe pertence, é preciso exibir -às vezes demasiadamente- a mercadoria possuída. Mercadoria esta a qual é desconhecida o meio de produção,sendo possível que,passivamente, haja apoio à escravidão.
Em estádios, festas e até mesmo locais públicos, é imprescindível não localizar as áreas em que há maior renda per capita. Os motivos são inumeros: o comportamento, a visão provilegiada e, em alguns casos, as roupas, pois estas estão tornando-se acessíveis por meio da pirataria, sendo possível distinguir apenas pela qualidade visível.
Estamos vivenciando um apartheid social que teve,inicialmente, o liberalismo como causa. Em suma, o governo deve igualar os serviços publicos para que os mesmos voltem a atender as diversas classes e deixe de ser obsoleto à burguesia. Campanhas midiática não devem ser deixadas de lado, pois é nesse espaço que, inauditamente, há mistura social.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018