Título da Redação: Ascensão social e o desprezo de quem ganha mais

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há quase 4 anos por debs


No Brasil cada vez mais vem crescendo o fenômeno “camarotização” e o mesmo vêm apresentando consequências sociais, econômicas e políticas. Nota-se que há uma tendência na sociedade de separar o pobre do rico em diversos locais, como shows, estádios, escolas etc.
Percebe-se que houve uma mudança social e econômica no Brasil ao longo dos últimos anos. Tal mudança fez com que a classe mais baixa tivesse acesso a regalias consideradas de rico, como viajar de avião, comprar eletrodomésticos como máquina de lavar e TV LCD, e mais dinheiro para o lazer. Dessa forma, o apartheid social ficou mais intenso, a fim de estabelecer quem tem mais dinheiro, criando serviços exclusivos para quem ganha mais. E assim surge a “camarotização”.
A “camarotização” traz consequências para além do lado social, como na economia e política. O combustível do capitalismo para manter a si mesmo é o dinheiro, e as pessoas estão cada vez mais dispostas a pagar mais caro para ter um atendimento diferenciado. Exemplo disso é o preço gritante das escolas que apresentam melhor desempenho no vestibular. Além disso, no âmbito político, como pôde ser observado na eleição presidencial de 2014, há novamente um embate entre direita e esquerda, tal como sua formação original na Revolução Francesa, em que infere-se um ideia de “partido que defende pobre” e “partido que defende rico”.
Devido às consequências apresentas anteriormente da “camarotização” da sociedade brasileira, espera-se que os serviços públicos como SUS, escolas e transporte sejam priorizados, garantindo boa qualidade a todos, assim como na Constituição Federal Brasileira, e para que ocorra uma homgeneização do povo brasileiro erguendo-se pontes, e não muros, garantindo a verdadeira democracia.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018