Título da Redação: Camarotização: Um processo reversível.

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há mais de 2 anos por usuário anônimo.


No Brasil, o processo de camarotização de setores que outrora era acessível à sociedade independente de classe social, agora segrega e intensifica a desigualdade. Isso advém não apenas pelo interesse por parte de algumas empresas em obter lucro, como também pela falta de investimentos em obras públicas de qualidade.
Um dos fatores que contribuem para a camarotização da sociedade provém, certamente, de interesses por parte de empresas privadas, pois estas atribuem valores desiguais a diferentes setores em um mesmo evento, provocando uma segregação entre as classes, em que os indivíduos de baixa renda permaneçam em lugares de menor prestígio, enquanto o contrario acontece com os indivíduos de alto pode aquisitivo. Como acontece nos estádios de futebol. Isso resulta no aumento da desigualdade social no país.
Outro fator que permeia para o processo de camarotização, indubitavelmente advém da falta de investimento das Prefeituras, Estados e do Governo Federal em parques, praças e no lazer de qualidade, pois, diante do descaso com as áreas públicas que vivenciamos, os detentores de uma renda maior buscam outros ambientes de lazer, onde os cidadãos de menor renda não podem frequentar devido aos altos valores cobrados. A exemplo disso temos os shoppings centers lotados aos finais de semana, contribuindo para a permanência da segregação.
Por essa razão, o processo de camarotização na sociedade brasileira é uma constante. Por isso, é preciso que o Governo Federal, juntos as prefeituras e aos Estados, façam investimentos de qualidade nos espaços públicos, tal como praças e parques, visando o uso comum dos cidadãos, independente da renda e classe social, para que dessa forma o Brasil torne-se um país menos desigual.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018