Título da Redação: Comunidade

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há quase 4 anos por Vitrolinha


Uma sociedade nada igualitária, onde pobres e ricos não convivem mais entre si. Segregação social, com um lugar reservado para cada um no mundo. Faz-se questionar se a democracia está sendo o que deve ser ou se pode melhorar.
Talvez seja algo que passe despercebido, entretanto, o Brasil se encontra em uma marcante separação e distinção de classes, podendo-se separar em uma multidão quem é chamado pobre do chamado rico, devido a "camarotização" da sociedade.
Filhos de pessoas de classe alta não se misturam com os de outras classes, evidenciando que desde a infância essa separação é empregada e por vezes influenciada pelo próprio círculo de relações, criando esse limite, que pode ser uma escola particular ou uma área exclusiva para quem pode pagar mais.
Todavia, ouve-se de pessoas mais velhas o quanto a sociedade era diferente, com o predomínio de uma harmonia entre todos, mesmo com suas distinções sociais, em que aprendia-se entre si e com todos e acreditava-se em um futuro melhor.
Logo, uma união deve ser incentivada desde o príncipio, da educação que os pais oferecem aos seus filhos até o investimento do governo em escolas e universidades públicas de qualidade, como também de um sistema público de saúde mais eficiente, incluindo assim ricos e pobres, em um sistema feito em benefício de todos os cidadãos, pois é em comunidade que se faz a democracia.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018