Título da Redação: Democratização do consumo

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há mais de 3 anos por Cheila Silvestre dos Santos Araújo


George Orwel, em sua obra: a revolução dos bichos; retrata o tema da desigualdade dos indivíduos frente aos privilegiados.Segundo o autor, em uma sociedade pautada no capitalismo de mercado todos somos detentores dos mesmos direitos de posse,embora na prática nem tudo seja realmente dessa maneira .Nesse contexto, acentuam-se as disparidades econômicas entre os diferentes extratos sociais bem como sua segregação.
Todavia, este apartheid social tem causado inúmeros malefícios à vida em sociedade. Uma vez que um dos princiapis problemas do mundo ocidental é a crise causada pelo neoliberalismo econômico; responsável,sobretudo, pela manutenção e o crescimento das desigualdades entre as classes dominantes e as classes trabalhadoras.
Desse modo, a camarotização da vida seria mais um reflexo do acirramento das disparidades existentes. Visto que, em quase todos os segmentos de mercado podemos optar ora por produtos mais acessíveis, ora por produtos e serviços ''vip'', acessíveis somente a quem dispõe de maiores condições socioeconômicas de adquiri-los.Nesse sentido, a expressão vip,ou em inglês: very important people exemplifica muito bem o conceito de produto direcionado às pessoas consideradas mais importantes.
Entretanto, por mais que a propriedade privada seja um direito universal e garantido por lei, observamos claramente que nem todos os indivíduos detém as mesmas condições de possuir isto ou aquilo. De forma que tal fato relaciona-se diretamente à frase de Orwel :'' todos somos iguais,porém uns são mais iguais que os outros"
Fica evidente, portanto,que devemos lutar para alcançar a igualdade social em nosso país. A cultura da ostentação tem sido sim um entrave para a justiça social.Porém, tal cultura depreciativa não só pode como deve ser combatida.Para este fim,o Estado brasileiro deve assumir a liderança em estabelecer políticas públicas de igualdade social.Escolas podem ensinar as crianças a desde pequenas, encarar o fato de que poder econômico de modo algum confere superioridade em relação aos outros.Dessa maneira, estabeleceremos uma sociedade na qual a justiça social seja alcançada de forma plena.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018