Título da Redação: Desintegração Social

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há mais de 3 anos por usuário anônimo.


Atualmente, a sociedade apresenta uma enorme divisão entre as classes, os mais ricos se diferem dos mais pobres desde a educação até as formas de lazer, e quando conseguem acesso a ambientes que antes eram majoritariamente dos que tem maior poder aquisitivo podem sofrer até preconceito.
Assim como defendia Karl Marx, sempre haverá a disputa entre as classes, pois os mais favorecidos sempre vão querer maior poder em relação aos menos.
O capitalismo dá as pessoas mais pobres a ilusão de que se obterem certos produtos estarão mais perto de alcançar ma classe social mais elevada, mas todos sabem que não é assim que funciona: no capitalismo o rico fica cada vez mais rico, e consequentemente o pobre cada vez mais pobre, com poucas exceções.
Nos países mais desenvolvidos, a desigualdade social é menor, pois o patrimônio publico, o transporte e a educação são tão bons que não tem um motivo para não ser usado por todos.
Portando, as diferenças sociais só serão menos perceptíveis quando ocorrerem maiores investimentos na saúde, educação e nos sistemas de transporte público. Além disso, se espera que aconteça uma melhor distribuição de renda e integração de todas as pessoas.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018