Título da Redação: Estratificação socio-cultural

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há cerca de 3 anos por usuário anônimo.


A cultura de imagem em que vivemos, na qual indivíduos buscam aparentar mais do que realmente tem, é evidenciada pela camarotização da sociedade. Essa forma de estratificação social pode ser preocupante por fomentar pessoas a ter, ou parecer ter, coisas que não se enquadram nas suas respectivas condições.
Esse modelo social de aparências tem causado segregação. A separação dos indivíduos é feita por marcas que usam, carros que dirigem, e, nas baladas, até mesmo pela posição que se encontram: pista ou camarote. Portar objetos da moda, nesse contexto, geram ao ser uma sensação de destaque e superioridade, sentimentos esses, que cumprem os objetivos do meio no qual o cidadão está inserido. Mais importante que ter, é mostrar, para essa classificação social. Portanto, as redes sociais tem papel fundamental no momento de divulgar e ostentar para os outros os bens que possuem, alcançando assim a imagem que se busca.
Essa sensação de superioridade, mesmo que aparente, tem motivado várias pessoas a buscar produtos de marcas famosas para chegarem nessa fachada. Produtos que atingem tal patamar são, normalmente, de alto custo financeiro, fato esse que tem causado, muitas vezes, frustração em consumidores que não tem poder aquisitivo suficiente. Como alternativa, surge a pirataria, que falsifica tais produtos, simulando ser de uma marca desejada, mas por um preço muito menor, porém de baixa qualidade. Tudo isso, mais uma vez, para sustentar essa vida de aparências, que está, além de tudo, contribuindo para o crime organizado.
Para evitar esse tipo de isolamento faz-se necessária uma mudança sociocultural, portanto. A mídia, poderia promover campanhas que conscientizassem os influenciados por tal fato social, de que ser é mais importante que ter, que máscaras materiais se vão, e o que vale mesmo são os ideias que o indivíduo carrega em si. Isso pode ser feito por meio de novelas, filmes ou minisséries que mostrassem que o personagem em destaque não é o que tem mais, e sim o que é um melhor cidadão, induzindo as pessoas a repensarem seus conceitos a respeito de o que as tornam melhores.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018