Título da Redação: Favela x VIP

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há quase 4 anos por Riri Pires


A perda de convívio entre classes sociais está em evidência no século XXI, hoje a ala VIP está em todos os lugares, desde festas e estádios até estacionamentos em shopping. As pessoas deveriam encontrar-se na vida cotidiana, mas, existe um "Muro de Berlim" entre as classes, dividindo-se em partes. É basicamente uma guerra fria de conflitos indiretos entre a desigualdade social.
As principais causas advindas para este problema no Brasil é a falta de acesso à educação de qualidade juntamente com baixos salários e desempregos, e assim a má distribuição de renda cria o muro da qual tem que ser derrubado.
Com essa situação sem democracia e com dificuldades que os brasileiros vivem, leva-se ao aumento da criminalidade, fome, guerra civil, racismo e outras situações cotidianas.
Em 2.014, Eduardo Campos candidato a presidência disse: "No dia em que os filhos do pobre e do rico, do político e do cidadão, do empresário e do trabalhador, estudarem na mesma escola, nesse dia o Brasil será o país que queremos."
Conclui-se que a desigualdade e democracia é algo histórico, entra governo e sai governo, ajustes e desajustes, e a decisão de mudança não aparece. O brasileiro quer vida digna, dia após dia, em busca de dias melhores.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018