Título da Redação: O bem maior é aquele de todos

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há mais de 3 anos por Matheus Queiroga


É necessário afirmar que a "camarotização" é um fenômeno responsável por segregar a sociedade. Essa questão se torna evidente no âmbito social e, infelizmente, na democracia. Além de ter como personagens principais a classe média e o governo. Desse modo, medidas cujo objetivo seja combater esse fenômeno devem ser apresentadas.
Primeiramente, vale destacar as causas que deram forças para que a "camarotização" da sociedade brasileira ocorresse. Dois aspectos são essenciais para entender essa questão: o primeiro, é a ascensão econômica da população nos últimos anos; já o segundo, é a péssima gestão política em relação à estratificação social dos últimos governos. Isso ocorreu pois, com a falta de investimentos em setores sociais - como na área da saúde, da educação e do transporte -, a sociedade, que agora tem poder econômico, começou a pagar por esses recursos buscando obter qualidade. Assim, a camada popular, sem escolha, foi segregada desse luxo, o qual era para ser gratuito e de qualidade para todos.
Em segundo lugar, é necessário demonstrar as consequências disso no país. Por exemplo, esse fato é responsável por alienar a população. Isso acontece, porque os investimentos na educação são fracos e, com isso, a camada popular, muitas vezes, permanece estagnada em sua condição socioeconômica e cultural. Assim, não conhece os próprios direitos para que se possa lutar, tal como, pela efetivação do conceito literário de democracia. Esse conceito prega a igualdade social, a qual aquele fenômeno conseguiu coibir. Logo, quem não tem condições financeiras acaba não tendo uma boa condição de vida, e com qualidade, no Brasil.
Portanto, para se enfrentar a "camarotização" são necessárias medidas interventoras do Estado e da mídia. O primeiro, deveria começar por meio de um maior direcionamento de verbas para setores que necessitem urgentemente de investimentos, como educação, saúde e transporte. Somado a isso, ele poderia adotar parcerias público-privadas que promovam melhorias e diminuição dos custos desses setores para a população, como forma de medida provisória e de rápido efeito. O segundo, poderia promover reportagens que denunciassem o abuso de estabelecimentos e de eventos que incentivam esse fenômeno por meio da prática da segregação socioeconômica.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018