Título da Redação: O desconforto dos menos favorecidos

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há quase 4 anos por Tikoo Nascimento


Vive-se um período, no qual distintas classes sociais são de alguma forma, identificados; seja por estilos musicais, grau de escolaridade ou até mesmo ambientes frequentados. Essas mudanças na sociedade brasileira decorrem, em muitos casos, por falta de investimentos públicos destinados as classes menos favorecidas, esses uma vez atendidos diminuiriam as discriminações predominantes no país.
No Brasil, a sociedade presencia diariamente situações de desconforto com pessoas de baixa classe social. As redes nacionais, por exemplo, não param de noticiar ocorrências antidemocráticas. Isso permite entender o rumo que o país está tomando, uma vez se medidas cabíveis não serem tomadas, a situação tende a piorar.
Os investimentos públicos vêm levando a sociedade a um estado de revolta, pois altos investimentos com dinheiro público foram destinados às grandes construções e reformas de estádios de futebol, hidrelétricas, como a de Belo Monte. Esses investimentos que a principio visa um bem estar comum, não ocorre da mesma forma quando, como exemplo, nos jogos em estádios, onde melhores assentos são destinados às pessoas de classe alta.
A educação e a saúde do povo brasileiro são assuntos comumente questionados no país. Na contemporaneidade presenciam-se absurdas fileiras em hospitais públicos; as escolas e colégios, principalmente em estados como Rio de Janeiro, estão cada vez mais lotados e, em alguns casos, com falta de professores. Isso pode significar cada vez mais um país sem desenvolvimento, visto que deixa a desejar em assuntos essências ao crescimento do mesmo.
Dessa forma, as manifestações pacíficas, através do povo brasileiro, seria uma forma de transmitir em cartazes, redes sociais e outros meios o descontentamento da sociedade com as mudanças que vem ocorrendo ao longo dos anos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018