Título da Redação: O retrocesso

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há quase 4 anos por eu-lírico


No conto "A bela e a fera ou a ferida grande demais" de Clarice Lispector, é retratado a história de uma mulher rica que ao se deparar com um mendigo muda sua visão sobre sua própria vida, Apesar desse texto ser fictício, ele exemplifica uma vantagem entre pobres e ricos, no qual se perde pelo fenômeno da camarotização.
O privilégio concedido à pessoas mais abastadas, além de erradicar a convivência de classes sociais distintas, pela separação espacial que esse evento causa, também favorece o processo da concentração de renda. Uma vez que, a ampliação da segregação social incentiva o acúmulo de bens. Pois a vantagem oferecida aos mais ricos deixa de ser um conforto a mais para se tornar um rótulo de "status".
Ainda, a camarotização interfere no princípio de isonomia, que, por consequência, afeta a democracia. Já que, serviços públicos viram sinônimo de algo que deve ser utilizado apenas por pessoas que não podem pagar por outra coisa.
A camarotização é um fato no qual prejudica todas as classes sociais, evita o contato inter-classes. Além disso, ela amplifica problemas como a concentração de renda. Logo, essa questão atual só beneficia a poucos e atrasa o progresso para uma humanidade mais igualitária.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018