Título da Redação: O valor do ser humano

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há mais de 3 anos por Lorenna Ramos


A camarotização é um fenômeno cada vez mais presente na sociedade brasileira. Nas casas de festa, shows e ginásios esportivos, por exemplo, há espaços diferenciados para aqueles que se dispõe a pagar um valor maior. Apesar disso acentuar a desigualdade social presente no país, é direito de cada um gastar com o que melhor lhe convém. O problema é quando os serviços disponíveis para os que têm menores condições financeiras são precários, sem qualidade.
Uma das consequências que isso pode causar é o despertar de sentimentos de inferioridade e de humilhação nas pessoas mais pobres. A exemplo disso, enquanto os ricos recebem atendimento médico de qualidade em hospitais particulares, os pobres morrem nas filas de espera do SUS e pronto socorro. Ou seja, além de separar fisicamente as pessoas de acordo com a classe social a qual pertencem, cria-se a ideia de que o poder aquisitivo que determina o valor do ser humano.
Além de ir contra o ideal da democracia, a qual expressa que todos somos iguais, essa ideia traz como desdobramento a violência e o crime, pois muitos marginalizados passam a usar meios ilícitos para obter os mesmos privilégios que os mais abastados têm acesso, como a classe política que, hoje, são os mais bem pagos no país. O tráfico de drogas, por exemplo, é um mercado que movimenta milhões de reais, dando condições financeiras elevadas para os traficantes.
Portanto, é preciso que os serviços públicos tenham a mesma qualidade que os particulares, de modo que todos, independente da classe social, queiram utilizá-los. Assim, frequentar camarotes em locais de lazer não será um fator a mais para segregar a sociedade, pois ricos e pobres frequentarão os mesmos espaços para atender suas necessidades básicas, como educação e saúde. Porém, para que isso ocorra, é preciso que haja uma vinculação, por meio de lei, entre os serviços públicos e quem os administra, ou seja, políticos e governantes. Com caráter obrigatório, aqueles que têm o dever de melhorar e investir em tais serviços, também devem utilizá-los.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018