Título da Redação: Ordem e Progresso.

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há mais de 3 anos por Carol Figueiredo


Visto que existem privilégios para os mais ricos, quem possui mais, têm benefícios, privilégios, isso existe desde o tempo feudal com o Senhor Feudal e seus servos, com a aristocracia e os burgueses e os camponeses que eram pobres não possuíam qualquer direito.
No Brasil existe um grande paradoxo, se olharmos por uma janela ao mesmo tempo em que vemos belas paisagens, percebemos a existência de favelas, de pobreza, de desigualdade social. Onde muitos têm pouco e poucos têm muito. A camarotização ela sempre esteve presente, seja em shows musicais, seja em ingressos de estádios. Quem possuir a condição de comprar um local privilegiado assiste e aproveita o momento de lazer, muito mais do que aquele que assistiu a mesma coisa só que em um local inferior.
Ao mesmo tempo em que sim, não. Ao mesmo tempo em que não deveriam existir essas diferenças, deveríamos adotar o método de Karl Marx, e vivermos em um socialismo, onde a vestimenta é igual, a comida, as casas, os carros. Tudo seria igual, mas isso não seria retroceder? Voltaríamos á mesma pirâmide social da idade média, não havendo a mobilidade social. Naquela época já existia a camarotização, usando essa metodologia não haveria ricos. E isso remete a não vontade de progredir, se o estudo e a dedicação de um médico, forem remunerados como um lixeiro, qual seria a razão para estudar, por tanto tempo, sendo que uma pessoa sem a formação e dificuldades que são enfrentadas diariamente por um médico recebe o mesmo valor?
As diversidades devem sim existir para que ocorra um progresso. Para que as pessoas saiam do seu estado comum e para que busquem a excelência. Logo, a camarotização pode sim ser algo bom, para que mais pessoas procurem sempre melhorar, se aprimorar. Contrapondo-se que esses privilégios ferem a constituição no direito de liberdade, que todo cidadão tem de ir e vir a qualquer lugar.
Logo, o investimento na educação se torna essencial, todo ser humano somente progride quando ele passa a se tornar adquiridor de conhecimento, ele sai do estado de inércia, da sua zona de conforto para que ele passe a ser alguém.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018