Título da Redação: Os muros e as grades

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há quase 4 anos por AnneLima


Intitulando-se democrático o Brasil tem sido o berço de uma desigualdade social que afeta a maioria de sua população. Criando uma verdadeira hierarquia dentro da sociedade, esse problema vem se alastrando de forma bastante corriqueira, dividindo assim as pessoas de acordo com sua posição socioeconômica. São impostos muros e grades que distancia e desqualifica o conceito de democracia dentro do país.
Contrariando o fato de o termo democracia abranger as condições sociais, econômicas e culturais, é possível denotar a desigualdade até mesmo entre crianças, tendo em vista que sua educação vem sendo acompanhada pela distinção de classes, sendo bastante nítido o fato de que uma pessoa nascida em uma família com boas condições estruturais terá mais oportunidades que uma de origem menos privilegiada. Entretanto, visando reduzir esse efeito no sistema educacional foi implantado um sistema de cotas dentro das universidades tendo como intuito nivelar a concorrência para as vagas. Contudo é relevante sobressair que tal medida favorece ainda mais o distanciamento entre os cidadãos.
Antigamente, era bastante habitual deparar-se com uma mescla entre indivíduos de diferentes padrões econômicos em eventos como carnaval. Porém, atualmente, é visto uma elitização na qual, pessoas se relacionam e frequentam os mesmos ambientes, selecionados de acordo com sua disponibilidade de renda. Tendo em vista tais imposições aos termos democracia e nação, fazem-se necessárias medidas de reformulação nos parâmetros atuais.
Portanto, é de suma relevância que o governo reforce os programas de inclusão sociais, reformule o sistema de educação, e invista na qualidade de vida da população. Igualando as classes sociais, combatendo condutas de segregação socioeconômica e incentivando a conscientização das pessoas em prol de um país equivalente.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018