Título da Redação: Os reflexos da desigualdade social no Brasil

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há quase 4 anos por Luize Santos


Desde colônia , o Brasil se mostra um país cuja população se segrega, contribuindo para a ascensão da desigualdade e a fragilização do convívio em sociedade. Mas como se caracteriza essa situação?
A formação, cada vez maior , de espaços que visam distinguir classes sociais provoca , para o filósofo iluminista Jean Jacques Rousseau, o enfraquecimento da evolução social. Nesse sentido, os homens exploram uns aos outros, o que deturpa a soberania do bem comum. Esses , são os reflexos de uma economia liberal e mal estruturada.
Além disso , no que tange ao âmbito democrático , a distinção social é capaz de provocar a regressão da democracia . Nesse contexto , além da diminuição das relações inter - pessoais, ocorre a ruptura da isonomia , ou seja , da igualdade entre os cidadãos , que sem encontram desamparados econômica , politica e socialmente .
Logo, para a diminuição desse grave processo histórico, faz-se necessário que o Estado invista na melhoria dos serviços públicos, como saúde , educação e transporte . Também é preciso a instauração de programas que visem o atendimento das classes menos favorecidas.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018