Título da Redação: PERSISTÊNCIA ARISTOCRÁTICA

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há mais de 3 anos por Yasmin Dias Lima


O conceito que define a segregação entre classes - particularmente no âmbito brasileiro - veio à tona após alguns movimentos denominados ''rolezinhos'', no qual jovens marcavam encontros em shopping centers com o intuito de conhecer novas pessoas em um espaço privado.
A prática da camarotização, por vezes, acaba por contrariar noções de cidadania, que pressupõe aos cidadãos uma vida coletiva provida de direitos. Não raramente observamos em espaços como estádios, festas e viagens de avião a segregação entre a classe econômica e a executiva, por exemplo. Será o início do Apartheid das camadas sociais?
Com a economia favorável para o crescimento das classes baixas e médias, a necessidade de sentir-se parte do espaço revelou estilos de vida e consumo que outrora eram menos visíveis, discretos. Ostentar significa expor, seja uma marca, produto ou a mera exposição do ato de participar do que antes era privado.
De fato, a estratificação que já existia e que atualmente apresenta novos conceitos, apenas serviu de transparência para tamanho preconceito. A renegação da função do espaço público está diariamente em conflito com o ideal de ''mistura brasileira''.
Em suma, o entendimento de que ultrapassamos o período Colonial e o Império, podendo usufruir de mobilidade social, deve ser posto como natural, uma evolução que quebrou paradigmas e oferece à mais da metade da população serviços e bens de qualidade. A solução para o fim da camarotização não é a mudança no espaço e sim na consciência de que no Brasil a democracia relaciona-se com a mobilidade, e, felizmente, com a ascensão social. É preciso que haja uma naturalização de todas as classes dentro do mesmo espaço, é preciso um camarote que abranja o coletivo.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018