Título da Redação: Redação sem título

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há mais de 2 anos por usuário anônimo.


Durante a Guerra Fria, a expressão “Cortina de Ferro” definia a divisão da Europa em duas partes, Oriental e Ocidental. No Brasil, vivenciamos atualmente uma cortina de ferro, no sentido figurado e por vezes no literal, que divide a sociedade e potencializa a desigualdade.
Com isso, a supervalorização do material distância o indivíduo da alteridade. O poder de aquisição tornou-se mais importante que os princípios de cada ser e isso é perceptível em locais privados, por exemplo, onde pessoas privilegiadas são separadas fisicamente de outras menos favorecidas e marginalizadas pelo seu contexto social, assim estabelecendo o preconceito entre classes sociais.
Em meio ao Capitalismo que é inerente à divisão de classes, cultivamos a pior das culturas. O carro do ano, as viagens para o exterior ou o celular de última geração são alguns dos protagonistas da sociedade do espetáculo existente, onde não basta ter e sim, ostentar e mostrar ao grande público que possui. Certamente, uma cultura da imagem exige muita performance -potencializada com as redes sociais- mas é isento de verdade.
Portanto, uma cortina de ferro é, de fato, existente no Brasil. Para amenizar tal realidade é necessária a ação do governo para estimular a ascensão das classes baixas, em longo prazo. A sociedade deve exercer o seu papel politicamente, com o intuito de assegurar a harmonia e a igualdade, para que todos possam ter os mesmos privilégios.


https://projetoredacao.s3-sa-east-1.amazonaws.com/redacoes/app/57699f1e40a0e800030002c6.jpg

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018