Título da Redação: Rolezinho, entre ascensão e segregação.

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há quase 4 anos por Raio de sol


A elite Brasileira presencia, há alguns anos, os extratos inferiores frequentando o seu espaço.Tal fenômeno ganhou a revolta dessa e espaço na mídia. A saída, então, foi privar-se do "povão" em lugares cada vez mais privados, contudo, segregador ao mesmo tempo.
Desde os anos 2000 o país viu a gradativa ascensão das classes C e D e o seu poder de compra. No início de 2014 o rolezinho repercutiu por todo o Brasil. De um lado, jovens que queriam se divertir e encontrar os amigos, do outro, o desespero e o medo da sociedade diante de tal invasão. Logo, mostrou ser um reflexo de tal acontecimento.
A presença dessas camadas populares desencadeou a chamada "camarotização". Os melhores espaços, com ótima estrutura, e o principal: Longe da "ralé". Áreas que antes eram frequentadas por todas as classes, como os estádios de futebol, hoje contam com camarotes que separam abastados dos comuns.
Entretanto, este processo de segregação sempre esteve presente na nossa sociedade. Começou com os pobres e os escravos nos morros, que virou periferia, depois a escola, o ensino e o trabalho. A sociedade brasileira têm esse ideal cravado em suas raízes. Ricos e pobres não se misturam em todos os aspectos.
Sendo assim, percebe-se que a camarotização nada mais é o reflexo de um passado segregador. Cabe a nós refletir sobre tal assunto e acabar com essa situação. Afinal, o cidadão tem o direito natural ao lazer e aos serviços públicos e ninguém pode impedi-lo.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018