Título da Redação: Segregação das classes sociais: país democrático?

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há quase 4 anos por Jss.R


A palavra democracia é entendida como a forma de governo que permite a participação ativa do povo. O Brasil é um país qualificado como democrático por permitir ao cidadão o direito ao voto, elegibilidade para cargos públicos, além da liberdade de expressão. Tais conquistas são praticadas por tal regime democrático, mas há a igualdade social, na qual atualmente o país se vê distante de atingí-la.
Viver numa época onde a desigualdade social está presente, é perceber no convívio em sociedade, a separação de classes evidenciada. Aqueles com melhores condições de vida não frequentam os mesmo lugares dos menos favorecidos. Isto é visto principalmente nas escolas, onde alunos das áreas públicas e privadas pertencem à classes sociais diferentes. Pessoas não possuem o mesmo lazer e habitam locais de acordo com a situação financeira, deixando de conviver por um bem comum.
Dessa forma, se torna fundamental o papel da educação, na formação de cidadãos que saibam como lidar e respeitar o próximo, além de aprender a dar importância à projetos que visam trabalhar com integrações sociais, estes que, devem ter a realização e incentivo por parte do governo, para que todos participem de uma mesma realidade e façam parte de um país democrático de fato.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018