Título da Redação: Segregação das classes

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há mais de 3 anos por Andressa Migando


A segregação na sociedade brasileira não é um fenômeno recente. Pode-se citar, por exemplo, a reforma de Pereira Passos no Rio de Janeiro, que valorizou o centro da cidade, favorecendo os mais ricos e expulsando os mais pobres. Entretanto, essa separação tem se tornado cada vez mais nítida, causando consequências negativas, principalmente no âmbito social e cultural.
De fato, pode-se perceber que a maior parte dos serviços públicos não apresentam uma boa qualidade. Os transportes não têm infraestrutura e apresenta superlotação, assim como o atendimento médico e as escolas. Isso acaba fazendo com que pessoas com melhores condições financeiras escolham o serviço privado, que lhes garante conforto e assistência melhor. Além disso, são criados cada vez mais benefícios para a classe mais alta, distanciando ainda mais esses grupos sociais.
É fundamental apontar, ainda, que a segregação socioespacial causa efeitos negativos, como a discriminação. Diversas pessoas de classes mais ricas passam a rejeitar costumes, músicas, comidas e lugares frequentados por pessoas de classes mais pobres. Prova disso é o preconceito com o funk carioca e a proibição do encontro de jovens com menos situação financeira nos shoppings, denominado popularmente como "rolezinho".
Fica claro, portanto, que esse afastamento é um problema enraizado na nossa sociedade e que precisa ser combatido. Como um país democrático, no qual um dos seus pilares é a igualdade, não é aceitável que sejam criados benefícios apenas para os mais ricos. Sendo assim, o governo deve investir mais nos serviços públicos, que são para todos. A população, por sua vez, tem o dever de cobrar essas melhorias do Estado, até mesmo por meio de manifestações. Além disso, as escolas devem ensinar a jovens e crianças a aceitar as diferenças e respeitá-las, sem discriminação.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018