Título da Redação: Sem título

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há cerca de 3 anos por Ana Carolina Santos


Apesar de sempre haver uma divisão de classes sociais, nos séculos passados o ser era mais importante que o ter, já com a chegada da Revolução Industrial e do capitalismo o ter passou a se destacar. Dessa forma, nos dias atuais nota-se a "camarotização" da sociedade brasileira tornando o parecer uma questão para definir alguém. Como resultado, existe o poder de consumo, o sentimento de inveja para com o outro e, principalmente, o apartheid social.
Antes de mais nada, a "sociedade do espetáculo" está com grande notoriedade atualmente, onde ostentar algo caro basta para fazer parte da elite. Embora, não seja necessário ter condições financeiras favoráveis, utilizam também as redes sociais para mostrar uma vida de luxo e prazeres.
Por consequência, quem não consegue se enquadrar nesse padrão é brutalmente excluído do convívio sendo considerado inferior. Logo, gera a frustração e a inveja, assim, o mercado da falsificação de produtos de marcas caras vai crescendo absurdamente, já que, tudo vale para não ser taxado como pobre.
De certo, o apartheid social está cada vez mais presente, a segregação entre ricos e pobres é uma luta diária que grande parte da população enfrenta. Diante disso, a desigualdade traz problemas que afetam -em sua maioria- jovens que desejam ter o seu lugar em meio toda essa sociedade separatista.
Em suma, a harmonia democrática é algo raro na atual situação brasileira, essa "camarotização" mostra somente o lado negativo das pessoas. E, para que isso mude, é de grande importância a conscientização de que são todos iguais, independente da sua classe social, trazendo a união da população.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018