Título da Redação: SOCIEDADE OPACA

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há cerca de 3 anos por Gian Gilberto


O contraste das diferentes classes sociais brasileiras acentuou-se nas últimas décadas. Excluisividade e privilégios concentram-se nas mãos de uma pequena parcela da população. Esse parâmetro traz consequências de cunho social, psicológico e político.
Desde filas vip’s para entrar em baladas à agências bancárias personalizadas. A elitização avança em vários setores do país. Esse apartheid social potencializa o índice de marginalização e criminalidade, consequências de quem não pode se enquadrar a essa elitização.
Outra vicissitude oriunda da desigualdade da separação das classes é o transtorno psicológico gerado pela inveja e a frustração em aqueles que não conseguem atingir tal incremento social.
A sociedade do espetáculo também desvirtua o sistema democrático vigente, pois o princípio do bem comum deixa de existir quando a qualidade da saúde, segurança e educação passa a ser melhor para aqueles que podem pagar por ela.
Tendo em vista os problemas apresentados devido ao contraste gerado pelo lampejo de alguns, a sociedade brasileira precisa remoldar seus hábitos para que não entre em um obscurantismo total.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018