Título da Redação: Triste herança

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há quase 4 anos por Sara Frassatti


A sociedade brasileira convive com as desigualdades sociais desde a sua colonização, onde negros e pobres apenas frequentavam os mesmos ambientes que a elite burguesa em posições consideradas inferiores.
Atualmente é possível observar os resquícios dessa herança desigual na disposição geográfica das diferentes camadas sociais nas cidades brasileiras. Em geral, a população mais rica mora em bairros com a melhor infraestrutura, bens e serviços públicos e privados. Enquanto nas periferias vivem pessoas de baixa renda que não possuem escolha nessa segregação involuntária.
Essa estratificação se expande a diversos setores, separando mais bruscamente o contato entre as diferentes classes, como, por exemplo, áreas reservadas, com vários preços, para cada nível econômico em shows, teatros, estádios de futebol, entre outros.
Grandes investimentos devem ser realizados em todos os setores públicos. Criando redes de educação, saúde, segurança e lazer. Contribuindo ao máximo à inserção das camadas mais empobrecidas e fazendo com o que todos queiram usufruir dos bens e serviços públicos, sem distinção de nenhum tipo, como assegura a constituição federal brasileira.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018