Título da Redação: Vício social

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há mais de 2 anos por William


Ostentação, luxúria e ganância: essas são as principais características da classe burguesa da atualidade. E, para desfrutarem de tudo isso, buscam ter suas rotinas cada vez mais longe dos desafortunados de outras classes. A chamada “camarotização” representa um esforço de segregação entre as classes sociais brasileiras que suporta a si mesma, mas chega a ameaçar a democracia no país.
Esse fenômeno já é realidade no contexto social brasileiro: as baladas noturnas, com seus espaços VIPs e camarotes destinados à camada social mais privilegiada, e as escolas particulares, praticamente exclusivas àqueles com maior poder aquisitivo, são somente alguns indícios da “camarotização”, manifestada nas instituições públicas ou de utilização comum pelo povo brasileiro. Ela é bastante recente, e sua rápida perpetuação tem como principal fator a sua própria existência, na medida que a ação segregativa gerada cria privilégios à classe alta, e esta, um esforço maior para mantê-los intactos.
A existência dessa realidade, entretanto, acaba por causar uma ferida bastante grave na democracia do país. Surgida nas poleis gregas, a democracia tem por principal função garantir a participação política de todo o cidadão e o desenvolvimento pleno da sociedade. Apesar desse objetivo, a “camarotização” faz com que estas se tornem mais individualistas em certo sentido: as classes sociais, sem um grande convívio umas com as outras, acabam por defender ideias que se adequam melhor aos seus padrões de vida, pois não percebem de maneira satisfatória a realidade das demais. E o resultado são leis que não atendem ao bem-estar da sociedade, pois não a representam como um todo.
A convivência entre as classes socioeconômicas é essencial para um desenvolvimento saudável da democracia, mas está sendo cada vez mais desmotivada devido à crescente “camarotização” na sociedade brasileira. Devem ser feitos, portanto, esforços contra a tendência segregativa atual para que futuros danos à nação sejam evitados. Afinal, independente da classe, somos todos brasileiros.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018