Título da Redação: A falta de educação faz os adeptos extrapolarem a democracia

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há mais de 3 anos por Natan Martins


No Brasil se encontram budistas, judeus, católicos, protestantes, muçulmanos, nitidamente é um país diversificado quanto à religião. Com isso, há adeptos religiosos com caráter imparcial, cobertos por uma má interpretação do livro que sustenta sua religião, pregando a intolerância em um país democrático.
A falta de educação em boa parte das religiões atinge a sociedade, pois as pessoas com pouco estudo, que não têm capacidade o suficiente para entender o que “fala” o livro de sua religião, acabam por “ver o mundo com seus próprios olhos”. Há também quem entenda, mas prefere modificá-la em seu pensamento com seus próprios conceitos. Isso pode ser “letal” para a população. Por exemplo, em Rio de Janeiro, uma jovem do candomblé foi morta por dois rapazes que passavam com duas Bíblias (Escritura Sagrada dos cristãos) nas mãos, este ano.
Além disso, muitos adeptos têm desejos excessivos de que sua religião seja única. Carregam uma bagagem egocêntrica e uma alteridade negativa, o que pode provocar até agressões físicas pela indignação da população. É certo que nenhuma religião prega a discriminação, mas o respeito. Portanto, quem manifesta intolerância religiosa deve ser punido, porque o Brasil é democrático e tem como crime a discriminação ou preconceito contra religiões (Lei n° 9459, de 13 de maio de 1997).
Em suma, para que a intolerância religiosa seja amenizada, é necessário a construção de mais centros educacionais de todas as religiões, a fim de mostrar o caminho para a alteridade positiva. Também é imprescindível salientar que os membros devem buscar interpretar e compreender o livro de sua religião com mais eficácia.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018