Título da Redação: A gênese da intolerância religiosa no Brasil

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há mais de 3 anos por João Pedro Oliveira


Em um país como o Brasil, que possui uma construção de nação tão plural e diversificada, se edificaram muitas religiões, de matrizes étnicas diversas. A intolerância religiosa em terras brasileiras, teve como vanguarda a opressão da religião do colonizador sobre a do colonizado.

Para se compreender a gênese desta intolerância deve se voltar para as naus de Cabral, passando pela marginalização da religião Tupi e chegando nos navios negreiros. Negros empilhados e sequestrados, jogados numa senzala e amarrados em troncos, impedidos de professarem sua fé e viverem sua cultura.

Quando enfim, libertados pela Lei Áurea, estes homens e mulheres foram cruelmente discriminados e segregados, empurrados para os cortiços e favelas e novamente olhados com maus olhos ao expressarem suas tradições. E isso ainda se reflete hoje.

Deve-se entender o quão está relacionado o preconceito gritante para com as religiões africanas e essa jornada ''projeto nação'' do Brasil. É óbvio que existe uma relação entre raça e preconceito religioso. E nesses casos se fazem necessárias, politicas públicas para inserção destes grupos marginalizados, desde o ''nascimento'' do país.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018