Título da Redação: A índole religiosa brasileira

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 3 anos por Luan Argemiro


No Brasil, assim como em outros países, sempre houve uma imensa diversidade cultural entre os vários cidadãos da sociedade. Há divergências de opiniões em praticamente qualquer assunto que se pode parar para pensar hoje em dia, e a existência de diversas religiões da atualidade é uma das diferenças mais encontradas entre povos de diferentes culturas.
Desde algum tempo atrás, as religiões menos conhecidas começaram a dar um grande avanço na popularidade, e, algumas que por muito tempo foram consideradas desconhecidas, hoje são umas das mais discutidas e bem estruturadas religiões no Brasil. Há dezenas de religiões que o brasileiro pode acompanhar e seguir, com base em sua fé. Há vários outros modos que eles podem adorar um ser soberano, se não na religião mais famosa. Uma pessoa pode achar certa religião incompreendida e muitas vezes até desnecessária, mas jamais consegue ver que para outras pessoas, essa religião é a base de sua fé e crença.
Quando um indivíduo segue uma religião específica, para ele, todas as outras são meras estátuas no mundo, que não lhes servirão de nada ou para qualquer outra pessoa. Claro que há exceção para um ou outro que não é tão egoísta nesse ponto, mas, quase sempre, é exatamente o contrário disso que acontece, principalmente no Brasil. A maioria dos fiéis seguidores não gostam ou nem ao menos suportam a existência de outras religiões que contradizem aos propósitos originais de sua própria, e isso faz com que gere uma enorme bola de neve, o que afeta não só os envolvidos, como também os jovens que ainda não se firmaram completamente nesse egocêntrico propósito religioso.
O preconceito anda, praticamente, lado a lado com o egocentrismo dos fiéis, uma vez que, muitos deles, levam a opinião das outras pessoas como um insulto à sua própria religião, o que liberta dentro deles uma espécie de fúria, e faz com que eles enlouqueçam e acabe provocando incidentes nas pessoas que não estão de acordo com seus propósitos dentro da religião, e é ai que a violência toma destaque e acaba tirando a vida de muitos fiéis que nada mais estavam fazendo que protegendo a sua índole religiosa.
O Brasil é um pais bastante diversificado, e ter algumas desavenças não há problema algum, mas a partir do momento em que uma simples discussão se torna algo polemico, é hora dos brasileiros pararem e repensar os seus atos que são bastante julgadores. A intolerância religiosa jamais será uma coisa que sumirá dos noticiários de uma hora para outra, mas, se todos tomarem cuidado com o que dizem ou até mesmo aprenderem a respeitar a opinião do próximo, nunca mais alguém ouvirá falar sobre alguém que perdeu a vida por conta de possuir uma opinião diferente das demais. Respeitar as diferenças entre crenças é fundamental para melhor manter o seu ego firme.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018