Título da Redação: A nova Guerra Fria

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 3 anos por Yasmmin Monteiro


A religião é um dos assuntos mais discutidos entre diferentes povos. A busca por respostas leva ao ser humano a acreditar em algo irracional, movido pela fé, porém, existem seitas nas quais só aceitam as próprias doutrinas como uma verdade absoluta. Mas o que leva a uma entidade ou a um seguidor proclamar os pensamentos intolerantes sobre outras crenças?
No Brasil, a intolerância se encontra presente desde os tempos da colonização, onde muitos dos povos indígenas tiveram que abdicar de seus conceitos religiosos para a prática do catolicismo trazido pelos portugueses. O conservadorismo histórico continua até hoje e leva a hostilidade por novos conceitos ou aos paradoxos da cultura.
Entretanto, desde a implantação da nova constituição de 1988 onde o Estado Brasileiro é considerado laico e democrático. O preconceito ainda existe, principalmente com as religiões influenciadas pelos afrodescendentes.
A intolerância brasileira pode não ser da proporção de guerras religiosas que acontecem no oriente médio e que existiram na Europa, mas ainda sim é um empecilho da sociedade e fere a liberdade de expressão. Pode-se considerar uma guerra fria, e para que haja um encerramento é preciso uma nova fiscalização dos direitos constitucionais e saber diferenciar que um país laico não possui uma religião oficial.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018