Título da Redação: A segregaçāo da cultura africana

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há mais de 3 anos por Romulo Leao


A religiāo reflete a cultura de uma populaçāo: seus credos, hierarquia e muitas vezes seus hábitos no cotidiano. Embora o Brasil seja um país laico e que apresenta na constituiçāo artigos que defendem a liberdade individual e, sobretudo, declara racismo crime, as religiões de origem africana nāo apresentam a mesma liberdade dos outros grupos religiosos. Os crimes de ódio a terreiros sāo frequentes e a impunidade superior. A esse fato está claramente associado o darwinismo social.
As manifestações religiosas que sofrem maior perseguiçāo no território nacional sāo as de matrizes africanas como o candomblé. A isso está atrelado nāo só arrogância humana mas também uma construçāo social a qual deriva do período das Grandes Navegações.
A aversāo apresentada pelos seguidores do cristianismo, maioria no país, basea-se no darwinismo social intríseco a igreja católica e ao protestantismo ambos provenientes da Europa. Utilizando-se da figura europeia como modelo de conduta e como etnia superior as demais, esses grupos demonstram o mais claro desprezo a cultura africana e, por conseguinte, subjugam os seus descendentes.
Portanto, cabe ao Estado mediar e, principalmente, nāo ceder a pressāo de grupos com maioria religiosa que tentem desprover a minoria dos seus direitos. Para isso faz-se necessário a criaçāo de leís específicas com puniçāo clara a crimes de ódio religioso afim de impedir futuros confrontos mais violentos entre os mesmos. Evitanto acontecer no país o mesmo cenário da Irlanda que hoje é dividida em norte e sul por conta de intolerância religiosa. Assim garantindo o bem estar social nāo só dos crentes como o da populaçāo em geral.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018