Título da Redação: Até quando?

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 2 anos por Taís


Desde os processos denominados “revoluções industriais” e a ascensão do capitalismo, o mundo vem demasiadamente priorizando produto e mercado em detrimento dos valores humanos essenciais, nesse contexto, todavia, o aumento do índice de intolerância e desrespeito pela crença do próximo tornaram-se alarmantes em escala global. No Brasil, país de grande diversidade tanto cultural quanto religiosa, é perceptível as consequências que vem ocasionando na sociedade do século XXI
É preciso ter em mente também, que casos voltados para a intolerância religiosa vem assombrando o país desde o século XVI, com a chegada oficial da colonização portuguesa que pretendiam catequizar os índios com o cristianismo e futuramente os escravos, ignorando suas crenças respectivamente pagãs e africanas.
Além disso, tal ato fere a Constituição de 88 que garante a todo indivíduo o direito de ir e vir, como também da liberdade de expressão e de se relacionar com quaisquer religião garantidos por lei.
Outro fator importante é a discriminação que acontece no trabalho, escola e locais de repartições públicas em geral, que causam desconforto a muitas pessoas, com atitudes com objetivos de menos prezar e ofender o cidadão, chegando em muitos casos na violência física e psicológica, restringindo ao indivíduo de se pronunciar e seguir determinada religião.
É imprescindível, portanto, que o Governo Federal crie projetos de leis com punições mais severas. Além do Ministério da Educação conscientizar por meio de palestras de punho didático, além de eventos sociais à população. Dessa forma, como diria o filósofo Immanuel Kant, o homem é aquilo que a educação faz dele.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018