Título da Redação: Caminhos para combater a intolerância religiosa

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 2 anos por Iury Borges


A religião é um assunto bastante delicado de ser tratado, seja no Brasil ou no mundo, discutir sobre religião sempre gerou polêmicas. Já em algumas situações as pessoas simplesmente preferem não entrar em discussão por se sentirem oprimidas.
Desde os séculos passados os povos que habitaram esse planeta se caracterizavam pelas suas crenças, que ao passar dos anos foram se tornando um fator importante na sociedade. Então a religião deixou de ser somente uma crença e acabou se misturando com poder sobre a sociedade, um grande exemplo disse foi o absolutismo imposto pelas igrejas nos séculos passados.
Mas tudo mudou com a chegada da reforma protestante e as ideias iluministas trazendo a “razão” e o pensamento do “porque” ao ser humano. Com a chegada desses “conhecimentos”, as pessoas começaram a contestar as ideias absolutistas impostas, tendo assim o livre arbítrio de escolher a que preceitos religiosos seguir.
Contudo, como para toda ação existe uma reação, essa “razão” que foi dada ao ser humano, trouxe consigo o preconceito em geral. As pessoas começaram a seguir os preceitos religiosos que elas queriam, mas também a não aceitar as ideologias religiosas das outras pessoas, causando assim discussões e conflitos até hoje.
O resultado desses conflitos pode ser visto no dia a dia das pessoas que seguem ideologias religiosas diferentes da maioria hoje no mundo, um exemplo disso são os ateus e os umbandistas, e por isso a maioria das vezes se sente oprimidos pela sociedade que não aceitam suas crenças.
Contudo os líderes religiosos tem um papel fundamental nessa questão, podendo organizar palestras incentivando o respeito religioso entre seus seguidores. O governo também pode ajudar exibindo propagandas em canais abertos incentivando o respeito, além também de aplicar leis e fiscalização mais severa para casos como esses. Pois se todos nós nos respeitarmos, um mundo será um lugar melhor para todos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018