Título da Redação: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 2 anos por usuário anônimo.


Os brasileiros tem o direito de seguir qualquer religião, isso porque o Brasil é laico, porém ainda há muita intolerância e preconceito no meio religioso.
Cada indivíduo possui suas crenças que devem (ou pelo menos deveriam) ser respeitadas. Não é o que acontece no Brasil, onde cidadãos são discriminados e até agredidos por acreditar ou não num deus diferente dos demais.
Desde a descoberta do Brasil, os portugueses já influenciavam na religião dos índios, catequizando-os com o objetivo de torna-los católicos. Mais tarde, os escravos africanos trazidos para cá trouxeram consigo tradições religiosas que são discriminadas até os dias atuais, como a Umbanda e o Candomblé, por exemplo.
A Constituição garante pena de multa e detenção para crimes religiosos, mesmo assim os casos de intolerância continuam, já que denúncias contra esse tipo de crime nem sempre acontecem.
Uma das alternativas para a diminuição desse tipo de crime seria a conscientização dos cidadãos de que para esses casos há uma penalidade judicial e que cada pessoa possui direitos religiosos que devem ser respeitados. Outra possibilidade seria aumentar a rigidez da pena e a exclusão do ensino religioso nas escolas, já que o mesmo só transmite conhecimentos de uma única religião.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018