Título da Redação: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 2 anos por usuário anônimo.


Segundo Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações políticas, econômicas e sociais é característica da ‘’modernidade líquida’’ vivida no século XX. É necessário o combate aos diversos meios com que é praticada a intolerância religiosa no Brasil, que persegue e assombra os cidadãos que tem crenças divergentes a maior parte da população.
Primeiramente, é necessário citar o cristianismo como principal crença religiosa no Brasil, abraçando grande parte da população que segue seus preceitos desde a época do Brasil colônia, período onde os padres portugueses vieram com o intuito de catequizar os índios e futuramente os africanos, demonstrando que essa é uma das causas para esse enraizamento cultural. Somado a isso, cria-se o chamado ‘’ciclo de ódio’’ onde existe um conflito direto entre as pessoas que não aceitam o livre arbítrio do próximo e as que sofrem com essas práticas.
Ademais diversas são as consequências que tais práticas abusivas ocasionam como agressões físicas e psicológicas, criação de grupos extremistas, atentados terroristas, dentre outros, exemplificando que enquanto existir a prática de tais atitudes xenofóbicas será recorrente o isolamento social, criando uma sociedade amedrontada e oprimida. Vivemos em um mundo no qual a internet é um dos principais meios de comunicação e com a facilidade e rapidez de transmissão de dados, ocorre a potencialização das praticas intolerantes.
A constituição Brasileira de 1988 é chamada de constituição cidadã e deve ser utilizada como promoção da justiça social, sendo assim, medidas devem ser tomadas para diminuir esse histórico violento e aproximar os cidadãos. Em primeiro lugar é necessária à fiscalização intensiva do estado com fortalecimento dos canais de denuncia e aplicação de penas severas para quem perpetuar práticas xenofóbicas. Além disso, é preciso que a mídia em conjunto com o terceiro setor dê visibilidade a movimentos religiosos pouco divulgados no Brasil através de campanhas culturais, espetáculos, criação e distribuição de cartilhas, criação de ONG’S, etc., solidificando o conceito de estado laico e rumando o Brasil ao progresso sem desconsiderar a ordem.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018