Título da Redação: Caminhos Para Combater A Intolerância Religiosa no Brasil

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 2 anos por Thatyane


Dalai Lama em sua célebre frase: "minha religião é o amor", apresentava a forma mais pura de religião, que não fere, nem julga, mas age com caridade independente das opiniões diferentes. Entretanto, pensamentos assim têm sido raros quando se trata de fé no contexto brasileiro, pois, mesmo sendo berço da diversidade cultural e abrangendo tantas raças e etnias diferentes, sofre ainda hoje com problemas de intolerância religiosa, principalmente, após o advento da internet.
Em primeiro lugar, deve-se entender o processo religioso brasileiro como consequência da aculturação sofrida pelos negros e índios no Brasil Colonial. Mesmo que, atualmente, a Constituição Federal assegure o direito à liberdade religiosa, as influências sofridas a mais de quatro séculos são marcantes na sociedade. A inexistência de políticas públicas que corrijam essa aculturação faz com que as religiões africanas e indígenas sejam as que mais sofram com a intolerância e que o Brasil seja considerado um país de maioria católica e em, segundo lugar, protestante.
Além disso, a intolerância religiosa está intimamente ligada à cultura brasileira da falta de respeito às opiniões divergentes. A cada dia cresce mais os discursos de ódio nas redes sociais e grupos intoleranteS espalham seu terror. Acreditando defender o uso de suas plenas liberdades individuais atacam os mais diversos tipos de pessoas com suas verdades absolutas sobre fé. Indo contra o princípio básico da religião, que no sentido original significa religar ou unir. São esses mesmos grupos que realizam atos violentos como o assassinato da menina de 12 anos que, após sair de um culto espírita foi apedrejada até a morte.
Portanto, diante disso, percebe-se que a proposta de religião de Dalai Lama tem sido ignorada e as mais diversas atrocidades em sido feitas em nome de algum "deus". Sendo assim, é necessário que medidas sejam tomadas para combater a intolerância religiosa no Brasil. Por exemplo, o Ministério da Educação deveria inserir nos currículos escolares disciplinas sobre diversidade cultural, ensinando sobre as religiões brasileiras e conscientizando sobre o respeito a todas elas. Além disso, o Governo deveria ampliar programas, como o HumanizaRedes, que combatam a intolerância religiosa e outras nas redes sociais, divulgando-os através das mídias para que a população tenha conhecimento e denunciem esses casos, impedindo que a intolerância religiosa se prolifere. Desse modo, pode-se haver um país com uma pluralidade de religiões, mas tendo como principal o que Dalai tanto pregou, o amor.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018