Título da Redação: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil (tema ENEM)

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 2 anos por usuário anônimo.


Brasil, um país para e de todos
Movimentos literários brasileiros como o romantismo e o modernismo tiveram como principal manifestação a valorização da cultura e costumes dos contribuidores da nação, ou seja, do índio, do branco e do negro. No entanto, no século XXI, mesmo com o desenvolvimento da sociedade, o preconceito e o etnocentrismo prevalece disseminando principalmente intolerância e ódio contra as diferentes religiões. Sendo assim, cabe refletir de que forma harmonizar as diferenças, combatendo esse sentimento.
Primeiramente, é importante pensar sobre o que tem levado as pessoas a se tratarem assim na sociedade atual. De certo, a rapidez das interações sociais tem feito com que as pessoas tenham preguiça e falta de tempo para buscar entender as crenças e ideologias dos outros. Segundo o sociólogo Zigmunt Bauman, a sociedade vive hoje em suas comunidades, e tudo que é diferente daquilo que ela acredita não é importante. Com efeito, esse comportamento social tem feito com que a Intolerância religiosa, muitas vezes, haja sem ser percebida já que se tornou um sentimento enraizado na cultura brasileira.
Além disso, é necessário quebrar o paradigma de que “religião não se discute” já que pode se tornar algo perigoso. Fora do Brasil, no Oriente Médio, sempre se escuta falar em casos de morte por diferença de religião. No entanto, também no nosso país, principalmente as religiões africanas vivem constantes casos de ameaças e homicídios. Um exemplo disso, foi o caso de uma menina do Rio de Janeiro que foi morta quando voltava para casa após um culto de Candomblé vestida com as roupas utilizadas nos rituais.

Fica claro, portanto, que medidas são necessárias para tornar o Brasil um país de todos. Desta forma, faz-se urgente que a Mídia por meio de ficções engajadas apresente as diferentes religiões entre os brasileiros. Ademais, é necessário que o Ministério da Educação junto as escolas promovam palestras e pesquisas para os alunos para que eles possam se familiarizar com a diversidade religiosa. Assim, a tolerância poderá se tornar a maior religião do Brasil.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018