Título da Redação: Chega de heresia

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 2 anos por Juuh Carol


Antigamente, na Idade Média, era comum levar pessoas à fogueira por serem consideradas hereges. Ou seja, a intolerância religiosa já existia. A Igreja considerava herege qualquer um que fosse contra seus dogmas religiosos. Mas, na verdade, significa opor-se a qualquer culto religioso.
Desta forma, a própria Igreja era um grupo herético frente às outras religiões, pois não aceitava outro tipo de crença ou a falta dela. Como principal exemplo, há as Cruzadas, que foram uma guerra religiosa feita pelos cristãos contra os muçulmanos e os judeus, principalmente. Alguns religiosos não aceitam princípios diferentes dos seus e consideram como inimigo qualquer pessoa que não compartilhe de sua fé. É o chamado fanatismo.
Tudo isso já resultou em violentas consequências, como o atentado às torres gêmeas, o massacre no jornal francês, os ataques em Paris e, mais recentemente, o tiroteio na boate Pulse. De acordo com um telefonema exposto no Jornal Nacional, o tiroteio pode não ter sido causado por intolerância homoafetiva, e sim religiosa, já que o atirador confessou que cometia o crime por seu Deus.
Portanto, conclui-se que a intolerância religiosa já causou consequências agravantes o suficiente para ser considerada crime. Em vista disso, foram feitas leis no Brasil para combatê-la e, agora, muitos pensam antes de agir, mas não todos. Assim, o cumprimento dessas leis deve ser intensificado, com monitoramento dos guardas municipais, nas ruas e em ambientes públicos. Cabe aos donos de estabelecimentos particulares denunciar os casos. Além disso, a boa educação é fundamental, pois os jovens estão em processo de formação de ideias e é imprescindível que seus pais e a escola conversem sobre a aceitação da religião alheia ou sua inexistência.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018