Título da Redação: Choque religioso: razão para preconceito?

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há mais de 3 anos por Larissa Cavalcante


Buda, Maomé, Oxalá, Cristo, todos são uma figura importante dentro de uma religião que possui milhares de adeptos. O Brasil possui a graça de ser um dos países com grande miscgenação, que permite a mistura de culturas distintas. Seria isso um empecilho para a intolerância?
A república brasileira é laica desde o final do século IXX, a partir daí o choque entre brasileiros, africanos e europeus fizeram do país um caldeirão de religiões. Os cidadãos aprenderam desde então a conviver com a influência de outras crenças. No entanto, apesar disso algumas religiões sofrem constantemente com o preconceito.
As religiões de raízes africanas, como a Umbanda, estão com os maiores índces de denúncia sobre intolerância religiosa. A história não favorece a prátca dessa no meio social, desde o início do tráfico negreiro, a sociedade colonial discriminava a religião da mão de obra escrava. Esta situação permaneceu mesmo após a abolição, assim como o grande número de adeptos ao catolicismo (religião oficial do período colonial).
Em suma, apesar da miscigenação brasilera ser grande, o preconceito religioso ainda perpetua entre os cidadãos. A ampliação da carga horária da matéria sobre história da África e história do Brasil ministrada nas escolas públicas, aliada a campanhas federais auxiliram na aceitação de outras religiões.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018