Título da Redação: CoeXisT

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há mais de 3 anos por Gabriel Isrrael


Na década de 70 a Irlanda teve um dia negro, ou melhor, vermelho, onde durante um confronto entre manifestantes e o exército inglês resultou na morte de quase 20 manifestantes, motivo do conforto: intolerância religiosa. É claro o confronto não teve como única causa à religião, como os confrontos no oriente médio, mas a religião em ambos os casos se torna motivo para criar mais ódio. Intolerância essa que se torna cada vez mais comum no Brasil, trazendo o desafio da coexistência religiosa para terras tupiniquins que são conhecidas no mundo todo por aceitar as diversidades.
Chega a ser irônica a divergência entre evangélicos e católicos afinal ambos são cristãos, divergência que se da pelas poucas diferenças em seus credos, diferenças que geram uma grande discórdia que causa discriminação por ambas as partes, mesmo que seus credos serem retirados do mesmo livro sagrado e possuírem o mesmo deus, o deus de Davi.
Já que brigam entre si, não seria difícil imaginar que os cristãos teriam preconceito contra aqueles com religião diferente, que o caso do candomblé, preconceito que já causou varias vitimas, como a menina de apenas 11 anos que foi apedrejada ao sair com roupas típicas de um culto no estado do Rio de Janeiro. Infelizmente eles se esquecem de sua própria cultura quando cometem tais atrocidades, já que a cultura brasileira foi igualmente presenteada e enriquecida pelas religiões africanas, fato que se evidencia na música, literatura, pintura, artes cênicas e etc., ou seja, já faz parte do DNA dos brasileiros.
Portanto a intolerância religiosa é um ato contra a cultura, a liberdade e praticado por aqueles que não conhecem a historia de seu povo e de suas crenças, para mudar esse quadro e evitar que desastres piores aconteçam como o domingo sangrento na Irlanda, o ensinamento em escolas da historia e o que prega cada religião deveria ser assegurado por lei, assim conscientizando os jovens sobre a importância de uma coexistência de todas as doutrinas.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018