Título da Redação: Como você reza ?

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 3 anos por Amanda Andrade


O Brasil, por ser um país com grande diversidade cultural, abriga crenças diferentes e é um país constitucionalmente laico – que defende que a religião não deve ter influência nos assuntos do Estado-. No entanto, a intolerância religiosa ainda é constante e se manifesta de diferentes formas, como agressões físicas e até mesmo destruição de templos.
Devido às missões jesuítas realizadas no período de colonização brasileira, o Brasil se tornou o país com mais católicos do mundo. Esse fato faz com que a maioria dos valores da sociedade sejam orientados pela fé desses. Tanto que qualquer atitude considerada inadequada pela ideologia cristã é vista como imoral, como é o caso da homossexualidade, que vem ganhando espaço e apoio da mídia, porém seus adeptos ainda são alvos de agressões físicas e verbais diariamente.
Além disso, há o intenso preconceito contra as religiões africanas. Nesse ano, por exemplo, em apenas 6 meses, os praticantes do candomblé e umbanda foram vítimas de 22 das 53 denúncias de intolerância religiosa recebidas pelo Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência. O ataque mais comum que esses praticantes sofrem é a destruição de terreiros. A origem dessa resistência às religiões africanas se deve ao simples fato de serem religiões criadas por negros, e, portanto, consideradas inferiores, uma união de preconceito racial e religioso.
Dessa forma, medidas devem ser adotadas para garantir o direito de todos a realizar suas manifestações culturais, mesmo que esses não sejam adeptos a religião predominante. É necessário que se adotem nas escolas disciplinas que abordem a história das religiões, bem como, o respeito a essas. Assim, seria possível formar cidadãos com senso crítico baseado em fatos reais e que soubessem respeitar a cultura do próximo. Outra medida essencial que o governo deve tomar é a criação de leis mais rigorosas para quem agredir religiões alheias. Dessa forma, seria possível garantir a liberdade de culto e proteção contra a discriminação.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018