Título da Redação: Compreensão: Elo entre diferença e convivência

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 3 anos por Rebeca Lima


O País em que vivemos é conhecido como uma região de grande diversificação cultural. A tempos atrás com a já existente cultura dos índios, a então chegada dos colonizadores e ainda com a imigração de pessoas com outras nacionalidades bastante desiguais, contribuíram para a construção da cultura Brasileira. Contudo, um dos aspectos que possui mais relevância é a Religiosidade. Decorrente a influências trazidas de vários povos fez-se surgir uma pluralidade religiosa no País, cujo cada grupo com as suas crenças e tradições, fé e rituais vivem em concordância.
O Brasil sendo um país laico, não sujeito a um padrão religioso dispõe a essa variedade, permite o livre exercício de todas as religiões, proporcionando assim a liberdade de expressão e o direito de seguir a própria fé. E mantendo sempre a compreensão das diferenças, repelindo todo e qualquer sinal de fanatismo e intolerância. Entretanto, ainda há os que agem com seus próprios princípios.
Com tamanha quantidade de diferenças entre os grupos, como em qualquer relação social, deve-se haver a conscientização da existência de variados hábitos e valores determinados por esses grupos da sociedade. Sendo assim, é essencial que haja a compreensão de que ao referir-se a aspectos culturais e principalmente religiosos, não predomina a questão de correto e errado. Pois o fato de que o homem vê o mundo através de sua cultura tem como consequência a tendência em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural, a esse comportamento dá-se o etnocentrismo.
Vimos Países em que o etnocentrismo se vê de forma absurda e em foco na área religiosa, onde um determinado grupo fanático por sua crença, age com revolta a quem se posiciona com opinião contrária e em oposição. Tais conflitos acabam por envolver fatores que afetam diretamente toda a nação que sofre com os mesmos. No Brasil, a intolerância religiosa não chega a ser um fato com o grau de relevância e notoriedade que é tratado nos países do Oriente Médio, por exemplo. Apesar do problema não alcançar um nível nacional, existe sim e deve ser visto com olhos mais atentos a essa área da sociedade. Pois, ainda sim precisa-se ampliar ainda mais o conceito de liberdade de religião para que haja mais atenção vinda do Estado e com isso, promover segurança aos grupos religiosos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018