Título da Redação: Construindo uma nova história

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há mais de 3 anos por João Rocha


O homem desde os primórdios de sua existência procurou respostas para fenômenos cujo autoria não era a sua, observando, questionando-se acerca de grandes mistérios que até hoje a ciência não conseguiu explicar.Neste sentido, correntes de pensamento baseadas no sobrenatural tomaram cada vez mais espaço, como uma fonte de possíveis respostas a estes intensos questionamentos humanos sobre sua própria existência, assim como acerca do mundo que os cerca.

Várias são essas vertentes, podendo ser agrupadas em um campo denominado religiosidade. A grande problemática que enfrentamos há séculos é a viabilização da coexistência de tais religiões. Conflitos de ideias acerca destes temas muitas vezes transcendem o campo cognitivo para adentrar o mundo físico na forma de violência e brutalidade.

A Igreja católica por exemplo, por séculos durante a Idade Média não apenas abusou de sua influência para impor o cristianismo, como também para exterminar legiões inteiras cujas crenças não concordavam com o que ela pregava . Verdadeiros genocídios são identificados ao longo de toda a história desde o surgimento da "civilização".

A frase de Evelyn Beatrice, biógrafa e estudiosa de Volteire diz o seguinte buscando sintetizar as obras do pensador iluminista:"Posso não concordar com o que você diz, mas lutarei até a morte pelo direito de dize-lo". Esta sentença exprime uma clara defesa a liberdade de expressão, campo este em que a religião se inclui, pois os ritos, cultos ou reuniões religiosos também são formas de expressão. É por meio deles que um indivíduo exterioriza a sua fé, suas angústias e esperanças, seja qual for o deus ou a divindade a ser cultuada.

Mediante a isto, é necessário assegurar o direito básico de liberdade religiosa, visto que este tangencia a liberdade de expressão, direito básico a existência humana. Além de órgãos legislativos, a escola pode contribuir, propagando ideais de tolerância e respeito entre nossas crianças e jovens.Desse modo estaremos contribuindo para a criação de um mundo mais universal e igualitário, mudando os caminhos de velhas histórias de horror que vem se repetindo há muito tempo.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018