Título da Redação: Contrarreforma no século XXI

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 3 anos por salete silveira


Versar sobre intolerância religiosa no Brasil remete ao processo de Contrarreforma, cujo objetivo era fortalecer o poder do catolicismo sob o protestantismo que ganhava força na época. A partir disso, criou-se uma mentalidade de que somente a religião católica estaria certa e esse pensamento refletiria, mais tarde, em um preconceito camuflado.
Inicialmente, a incompreensão religiosa está presente no Brasil desde sua colonização, período no qual a Igreja Católica impôs sua ideologia aos nativos para fortalecer seu poder. Como consequência, houve grande opressão e violência contra aqueles que difundiam outras ideias, o que evoluiu para uma sociedade contemporânea tão intolerante quanto a moderna. Assim, a falta de respeito pela crença alheia tem influência histórica.
Outrossim, grande parte das ações de preconceito religioso são pouco divulgadas e não causam tanta discussão social. Esses fatores demonstram que a sociedade ainda não se manifesta contra tais ações pois guarda um sentimento implícito de intolerância. É como no livro de Aluísio de Azevedo, O Cortiço, no qual, apesar de não haver violência de forma explicitada, Paula é chamada de bruxa e feiticeira por ter crenças incomuns. Dessa forma, é importante trazer à tona esse assunto e quebrar os tabus religiosos.
Destarte, vê-se que, embora o país seja laico ele está repleto de intolerância e preconceito religiosos. Nota-se assim que é necessário expor esses crimes para que a população pare de aceitá-los como algo natural. Informar e discutir sobre as principais religiões do Brasil, nas escolas, na mídia, em campanhas sociais, tem papel fundamental. E ainda enfatizar sentimentos como respeito e compreensão, a fim de que esses tomem o lugar do atual juízo intolerante.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018