Título da Redação: Cultura para todos

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 2 anos por usuário anônimo.


A tríade histórica formada pelos índios, africanos e portugueses é comum à maioria dos brasileiros e é responsável, em grande parte, pela formação cultural do país. Outrossim, demais heranças, materiais ou imateriais, foram trazidas por imigrantes, principalmente nos séculos XIX e XX. Nessa perspetiva, o Brasil possui amplas vertentes religiosas, advindas de múltiplas origens históricas. E, malgrado declarado constitucionalmente como país laico, frequentemente são noticiados casos de intolerância religiosa no Brasil.
Durante a colonização, o eurocentrismo se fez presente, uma vez que as manifestações culturais indígenas e africanas não eram consideradas civilizadas e, portanto, deveriam ser suprimidas. A catequização dos nativos e o predomínio do etnocentrismo europeu, durante os séculos, fez com que a religião predominante no Brasil fosse o cristianismo. Porém, os resquícios de outras vertentes indígenas e africanas permaneceram e foram somadas às demais que surgiram com o aumento do fluxo migratório como, por exemplo, a judaica.
De acordo com o filósofo francês Rousseau, o homem nasce bom mas a sociedade o corrompe. Nessa perspectiva, pode-se relacionar os casos de intolerância religiosa no Brasil do século XXI com o período do século XVI. Durante anos, nas escolas e na grande mídia, a herança cultural europeia foi amplamente estudada e valorizada em detrimento de todas as outras. E, devido à tamanhas influências, a população não foi devidamente ensinada a lidar com diferenças, principalmente religiosas.
Dessa forma, tornam-se necessárias medidas para que todas as vertentes religiosas sejam respeitadas e, assim, seja gerada uma sociedade mais tolerante. As Entes Federativas devem agir por intermédio de leis que aumentem as horas de ensino da história africana e indígena nas escolas. Ademais, o Ministério da Cultura, criado por Sarney em 1985, deve promover programas e atividades artísticas gratuitas que aproximem a população de outras manifestações. A mídia, como formadora de opinião, deve estimular a problematização das intolerâncias religiosas, através de propagandas, assim como as escolas por meio de obras literárias e filmes.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018