Título da Redação: Diversidade e intolerância

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 3 anos por Myllenne Abreu


Com um histórico aterrorizante, a intolerância religiosa já foi motivo de inúmeros episódios, sangrentos ou não, na história. Desde a Idade Medieval, com a inquisição, até os tempos modernos, onde ofensas à religião alheia são dadas em rede nacional, vítimas deste tipo de intolerância são marcados a cada momento.

Sabe-se que a diversidade ao redor do mundo é vasta, principalmente a religiosa. Têm-se cristãos, hindus, muçulmanos, mães de santo, e mais uma imensidão de outros crentes que estão sempre dispostos a crescer. Mas à medida que a diversidade aumenta, crescem também aqueles que não aceitam a crença em outras religiões além da sua: os intolerantes.

O Brasil já passou e ainda passa por vários casos de intolerância religiosa, como a vez em que o pastor Sérgio Von Helder chutou e dirigiu ofensas à imagem de Nossa Senhora Aparecida em rede nacional pela Rede Record, ou quando o pastor Silas Malafaia se referiu aos ateus como comunistas, ou como as várias vezes em que terreiros e centros espíritas foram invadidos. O Rio de Janeiro mesmo tem o segundo maior número de casos de intolerância do país.

Embora haja tolerância de uma parcela minúscula dos que têm qualquer tipo de crença, a maioria ainda é tomada por esse ódio incontestável aos que têm uma visão diferente da sua, mesmo que sua religião tenha como base o "amor ao próximo".

Portanto, o que fazer para solucionar isto? Como "educação vem de berço", é essencial que, desde criança, seja ensinada e mostrada a diversidade cultural e religiosa ao redor do mundo, na escola e principalmente em casa, para que o jovem, em pleno desenvolvimento, não se torne mais um dos muitos intolerantes/ignorantes que já existem.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018