Título da Redação: Diversidade intolerante

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há mais de 3 anos por Gabriela Bochi


Budismo. Catolicismo. Judaísmo, Protestantismo. Islamismo. Hinduísmo. Adventismo. Espiritismo. Estas são algumas das diversas religiões coexistentes no Brasil. Contudo, no panorama atual, esse sincretismo não tem sido acompanhado da prática de paz, teoricamente pregada pelas ideologias religiosas. A intolerância religiosa está presente no Brasil e seu ato deve ser punido.
Embora o Brasil seja um país laico, a ideologia de supremacia de uma religião sobre outra gera inaceitáveis casos de intolerância religiosa. Previsto pela Constituição de 1824, o Catolicismo já foi considerado como a religião oficial do Brasil. Hoje, a Constituição brasileira defende a laicização do país e a liberdade religiosa. Entretanto, são notórios os casos em que religiosos atacam a liberdade de culto e praticam discriminação contra crenças, consideradas por eles como inferiores. Exemplo disso é a intensa repressão que crenças como o Candomblé e a Umbanda, inseridas no Brasil por escravos africanos, vivenciam por religiões cristãs.
No momento em que essa afronta passa de repressão verbal à agressão, uma postura deve ser tomada. A liberdade de expressão é um direito, mas que possui limite. Este é ultrapassado assim que impede o exercício de outro: a liberdade religiosa. Casos de violência excedem o exercício da livre opinião. Os ataques de discriminação incluem ofensas pessoais, ameaças, danificação de imagens e até destruição de terreiros, local de culto das crenças africanas. Frente à cisão de um direito, a impassibilidade é a última reação esperada.
Fica claro, portanto, a necessidade de combate aos atos de intolerância religiosa, presentes no Brasil. O governo federal, junto aos seus órgãos de Segurança Pública, devem zelar pelo exercício dos direitos dos cidadãos e punir a supressão deles.Tudo isso por meio da intensificação da militância e pela abertura de um maior espaço para denuncias. Este deve ter um alcance grande, possibilitado, por exemplo, pela mídia, para que mais pessoas possam denunciar.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018