Título da Redação: Do fanatismo à barbárie.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há mais de 3 anos por Pedro Bandeira


O ataque ao jornal satírico Charlie Hebdo no início do ano, deixou a população inquieta. O massacre, que deixou 12 pessoas mortas, foi motivado por uma publicação irônica, referente ao símbolo islâmico. A notícia mobilizou passeatas e protestos contra a violência e a posição extremista de seguidores religiosos, e levantou o questionamento. Até quando o fanatismo religioso será um agente causador de conflitos?

A Igreja, principalmente catolicista, participou de forma ativa no governo de diversas nações por séculos. Sempre agindo de forma autoritária e impondo seus testemunhos de forma clara e opressora, dizimava quem ia contra os seus ensinamentos, como foi o caso da Reforma Protestante, de Martín Lutero. Porém essa influência nascida na Europa, veio para o Brasil junto com as caravelas de Pedro Álvares Cabral, trazendo junto uma série de conflitos que perdurariam até hoje.

Nesse contexto fica claro que o caráter etnocêntrico religioso vindo da europa desenvolveu um brasileiro que só consegue vislumbrar um lado da moeda, apelando com ofensas e difamações a qualquer outro meio de adoração divina. É o caso da religião do Candomblé, característica de escravos vindos do continente africano. Esse preconceito religioso acarreta uma série de outros problemas sociais, como a xenofobia, a homofobia e a discriminação. A internet também possui um papel fundamental na propagação de tais injúrias, afinal, o anonimato por trás da tela dá liberdade para que opiniões sejam dadas sem papas na língua.

As manifestações pacíficas que ganharam força em 2013 também devem carregar consigo a reivindicação de uma maior liberdade religiosa e punições mais severas aos atos de repúdio a doutrinas divergentes. Isso assegurará um convívio social em harmonia, mostrando que, assim como seu maior monumento, o Brasil está de braços abertos para o mundo.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018