Título da Redação: Dos hebreus à Charlie Hebdo

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há mais de 3 anos por Ivan Sales


As primeiras civilizações humanas, da chamada Idade Média, como a egípcia e a hebraica tinham em comum a crença no sobrenatural. O povo egípcio cria que a alma retornaria ao corpo após a morte e em várias divindades. Os hebreus, entretanto, eram monoteístas e não acreditavam no retorno da alma ao corpo. Essas divergências foram responsáveis pela escravidão do povo hebreu, no Egito, por aproximadamente 400 anos.
Fazendo a análise das antigas civilizações percebe-se facilmente a dificuldade de tolerância religiosa entre povos. Além dos hebreus, os indígenas do Brasil sofreram intensamente por suas crenças, visto que os jesuítas buscavam convertê-los ao catolicismo e, de certa forma, aculturá-los. Essa dificuldade de convivência pode ser explicada pelo fato de que a contestação da fé do indivíduo causa conflito interior, visto que não há como explicar a fé, pois crer é uma decisão. Esse conflito interior acaba, muitas vezes, sendo externado de forma violenta, como no caso dos muçulmanos que assassinaram o jornalista Charlie Hebdo em janeiro de 2015, por conta de uma charge feita.
Ademais, muitos casos de violência são em território brasileiro, pois sendo um país de maioria cristã aqueles que optam diferente acabam sendo coagidos e humilhados. Muitas vezes, a agressão não é de caráter físico, mas verbal, prejudicando o bem-estar social desses indivíduos, havendo a necessidade de intervenção governamental para a manutenção da liberdade de expressão.
Portanto, torna-se evidente que a intolerância religiosa não ficou no passado e que esta traz vários malefícios para a sociedade, sendo o principal deles a violência. Cabe, pois, a ONU buscar a pacificidade mundial, tentando dialogar com líderes religiosos, para que estes busquem propagar as campanhas feitas. Além disso, no Brasil, o governo pode criar um sistema de denúncia específico para a violência por conta da opção religiosa, estimulando, consequentemente, a participação ativa da sociedade.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018