Título da Redação: Em nome de Deus

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há mais de 2 anos por Renan Yuji


Apesar de lamentável, ainda é visível a presença de injustiças sociais e formas de violência relacionadas à intolerância religiosa. Isto ocorre pelo fato de os intolerantes dizerem estar agindo “em nome de Deus”, o que seria para eles, a justificativa para ofender, agredir e oprimir os que não compartilham da mesma fé.
O Brasil, durante sua formação sociocultural, esteve sujeito à essa imposição em que, desde o seu descobrimento no século XV, os nativos indígenas foram obrigados violentamente a crerem nos ideais religiosos dos colonizadores. E mesmo após seis séculos com a criação da Constituição Federal, cujo artigo 5º prevê a liberdade de escolha religiosa, ainda há enraizada em nossa cultura, a dificuldade de aceitar o diferente.
Um dos casos que mais repercutiu popularmente, foi o apedrejamento de uma menina de apenas 11 anos, que fazia parte da seita do Candomblé, por dois homens portando bíblia em mãos. Isto torna evidente a necessidade de punições efetivas aos crimes cometidos por fanatismo religioso, além do cumprimento da lei que determina a laicidade dos estados brasileiros, já que foi aprovado recentemente, um projeto que permite as instituições religiosas participarem das elaborações de futuras leis.
A partir do momento que essa liberdade é concedida aos religiosos opressores, estes se satisfazem com um sentimento repugnante de superioridade, acreditando que podem cometer crimes e saírem ilesos apenas por estarem agindo “em nome de Deus”.
Deste modo, vê-se necessário retirar aquele e outros privilégios de igrejas, como isenção de impostos, além de não permitir que interfiram em assuntos estatais, como na elaboração de projetos legislativos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018