Título da Redação: ENEM 2016. Tema: caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil. Título:Culto láico

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 2 anos por João


Segundo Victor Hugo, “ a intolerância é a melhor das religiões”. Não obstante, pode-se perceber que esse ensinamento pouco se aplica na realidade brasileira, visto que as influências históricas e as questões sociais impedem a harmonia entre as religiões. Sendo assim, urge-se a mudança de algumas visões deturpadas para melhorar a convivência entre os indivíduos.
Antes de tudo, um dos meios mais eficaz de minimizar tamanha intolerância é combater a sua origem. Quando Pero Vaz de Caminha, escrivão da armada de Pedro Álvares Cabral, viu os nativos, ele escreveu para o rei de Portugal que “o melhor fruto que poderia tirar dessa terra era salvar essa gente”. Isso, sem dúvida, demonstra uma visão preconceituosa com a cultura não branca que perdura até a contemporaneidade, uma vez que os europeus se achavam superiores e melhores do que os índios. A partir de então, a visão deturpada e discriminatória contra as outras crenças e cultos passaram a se estabelecer em terras tupiniquins.
É importante ressaltar, ainda, que, segundo Nelson Mandela, “ninguém nasce odiando o outro por sua cor, origem ou religião, mas elas aprendem a odiar, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar”. Nesse sentido, muitas pessoas e a mau formação passam a cultuar doutrinas que rompem com a ética e a moral sociais. Dessa maneira, para dizer que um seguimento religioso é melhor que o outro, eles preferem pregar o rancor, a divisão social e, muitas vezes, até a violência física. Prova disso foi quando uma menina, no Rio de Janeiro, foi atingida por uma pedrada ao sair de um terreiro de candomblé por fanáticos religiosos.
Pode-se evidenciar, portanto, que a intolerância religiosa é muito evidente nesse Estado desde a sua formação. Para que isso mude, primeiramente, as escolas devem trazer a discussão sore sobre essa problemática para dentro de disciplinas, como filosofia e sociologia, com o auxílio de psicopedagogos, desde a mais tenra idade dos discentes, a fim de desenvolver cidadãos cidadãos mais valorosos e preocupados com o bem estar da sociedade e suas multiplas culturas. Outrossim, elas, ainda, podem promover palestras e eventos, com a participação das famílias e de vários seguimentos religiosos, auxiliados por psicólogos e sociólogos, com vistas a promover uma maior aproximação e redução no preconceito sociais. Por fim, a mídia, por intermédio da contextualização em literaturas e novelas, pode auxiliar na promoção da ampliação do carater crítico do indivíduo. Assim sendo, a laicidade do país poderá ter um maior valor.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018